Já faz um tempo que eu estava pensando em fazer um projeto pessoal mais voltado para o que eu faço no trabalho.
Há quase 4 anos sou Designer de Efeitos Visuais na TV Globo. Participei de diversos projetos no setor de Pesquisa de Desenvolvimento de Efeitos e no setor de Efeitos Visuais.
Acabei desenvolvendo bastante algumas técnicas e habilidades desde que eu me tornei um VFX Artist na Globo. Desenvolvi e participei de diversos projetos de Fotogrametria, voltados para a criação de personagens virtuais, Produção e captura de imagens HDR 360 voltadas para o processo de Image Base Lighting como também produção de nuvens de pontos utilizando Laser Scanner. Além de óbvio os trabalhos tradicionais de escultura digital, modelagem, textura, shading, iluminação, render e composição.

Como tive oportunidade de participar de diversas etapas da produção, sinto-me confiante para executar sozinho a produção de efeitos visuais. Obviamente nem sempre tenho a chance de operar e colaborar como VFX Supervisor e meu objetivo nesse projeto pessoal é produzir e supervisionar todo workflow de uma cena de VFX.
Minha maior dificuldade obviamente seria ter acesso aos equipamentos que eu tenho disponíveis no trabalho. Com isso executei uma minuciosa pesquisa técnica para encontrar alternativas econômicas para criar um kit de VFX para supervisores e artistas autônomos e freelancers.
Esse blog será o meu relatório de produção e espero servir de guia para quem se interessar em produzir uma cena (ou um curta quem sabe) utilizando essas técnicas que eu irei demonstrar e desenvolver durante o projeto.

Então aqui está firmada a pedra fundamental desse projeto de Supervisão de VFX

Leave a Reply